Informática EmÁudio: Software quanto à finalidade
Fala meu jovem, beleza? Espero que sim.
Nesse em áudio, vamos começar a falar sobre os tipos de software. Aumenta esse som aí e cola em mim. Finalizei a aula passada falando que é possível tipificar sobre várias óticas, quanto à finalidade, quanto à codificação e quanto à aquisição, lembra? Então, bora lá.
Vou começar falando quanto à finalidade. O software pode ser de sistema, aplicativo ou utilitário. Vamos estudar cada um deles.
Amigo, o software de sistema é o básico. Aqui encontram-se alguns tipos específicos de software. O primeiro tipo específico de software são os sistemas operacionais. Esses são programas que gerenciam todo o funcionamento do computador, administrando os recursos de hardware e fornecendo uma interface para que o usuário consiga interagir com o mesmo.
Como propriedades desejáveis, espera-se que um sistema operacional seja multi-usuário, possua multiprocessamento e seja tolerante a falhas. São exemplos de sistemas operacionais: Windows, Linux, macOS, Android.
Outro tipo específico de software são as ferramentas de programação, que são softwares utilizados para o desenvolvimento de outros softwares, a exemplo do Eclipse. E, por fim, os drivers, que são softwares utilizados para permitir ao sistema operacional d... Ler mais