Informática EmÁudio: Principais Tipos de Arquivos: Vídeos
Olá, jovem! Beleza?
Bora continuar nosso papo sobre os principais tipos de arquivos. Sem enrolação, bora lá! Sorriso no rosto e som na caixa.
Nessa aula, vamos falar dos arquivos de vídeo. Vou começar falando do AVI. Amigo, AVI é a sigla para Audio Video Interleave. Este formato, desenvolvido pela Microsoft, serve como container para faixas de vídeo e áudio. Ou seja, um arquivo AVI contém tanto um arquivo de áudio quanto um arquivo de vídeo, ambos encapsulados de forma que, quando o arquivo é reproduzido, as faixas de áudio e vídeo são executadas de forma sincronizada.
AVI costuma ser compatível nativamente com as versões do Windows, exceto quando a compressão dos arquivos de áudio e ou vídeo utilizam um codec específico. A vantagem deste formato está no fato de ser reconhecido por aparelhos de DVD e Blu-ray que são compatíveis com o codec DIVX. Tranquilo?
O RMVB é a sigla para Real Media Variable Bitrate. Este formato foi desenvolvido pela Real Networks. A ideia deste formato é variar a taxa de dados de acordo com a complexidade das imagens em cada quadro do vídeo, ao contrário do formato RM, que apresenta a taxa constante.
A grande vantagem deste formato é o tamanho reduzido dos arquivos, graças ao nível de compressão utilizado pelos codecs. O arquivo RMVB costuma ter aproximadamente metade do tamanho de um arquivo AVI, sem que a qualidade do vídeo seja muito comprometida. Normalmente, utiliza-se o RealPlayer para a execução desse formato.
Amigo, além dos arquivos AVI e RMVB, quero falar de alguns outros programas. O MPEG é um deles. MPEG é a sigla para Moving Picture Experts Group. Este formato foi definido pela ISO com a finalidade de padronizar a compressão e a transmissão de áudio e vídeo. O arquivo MPEG contém áudio e vídeo digitais codificados conforme os padrões indicados pelo Comitê ISO.
Dentro desse formato, existem os padrões MPEG-1, que é utilizado para VCD, MPEG-2, utilizado em DVD, e MPEG-4.
O DivX é outro arquivo de vídeo que você precisa conhecer para a sua prova. Criado para compactar arquivos de vídeo sem perda de qualidade, o DivX, através de um complexo sistema de repetição de frames idênticos e sobreposição de elementos dinâmicos, reduz o tamanho em disco ocupado pelos filmes. Se os outros formatos trabalham com pacotes de dados, o MKV trabalha com containers de dad... Ler mais