Informática EmÁudio: Resumão em Áudio, Softwares, Principais Programas e Tipos de Arquivos - Parte 4
Fala jovem, como estão as coisas? Espero que bem. Hora de relembrar um pouco os arquivos em áudio. Sorriso no rosto e som na caixa.
Amigo, você lembra que nós conversamos sobre o WAV? Não? Calma aí.
Desenvolvido pela Microsoft e IBM, o Waveform Audio File Format, o WAV, é um formato de áudio sem perdas de qualidade baseado em PCM, Postcode Modulation, que usa um método de armazenamento de áudio não comprimido. Como ele não sacrifica dados, exige bastante espaço de armazenamento. O WAV permite gravações de áudio com diferentes taxas de amostragens e bits, inclusive na mesma qualidade de CDs de áudio.
Hora de falar do MP3. O MP3 é um formato de áudio muito popular. Você já deve ter ouvido falar nele. Apesar de ter uma boa qualidade, há uma leve perda desta se comparado ao áudio original, porém a níveis praticamente imperceptíveis à maioria dos ouvidos. É suportado pelos principais players do mercado.
Amigo, o AAC é um formato de áudio superior ao MP3, que consegue oferecer melhor qualidade de áudio com arquivos de mesmo tamanho ou menor. Muito utilizado em dispositivos portáteis.
Além desses, existe o AC3. O AC3 foi desenvolvido pela Dolby Labs. Esse programa permite a divisão do áudio em vários canais diferentes, sendo muito utilizado por home theaters e cinemas. Permite a saída de áudio para até 8 canais em formato surround, som tridimensional. E, por fim, o OGG. Conhece esse? O OGG é um formato multimídia otimizado para streaming, quando você precisa reproduzir o arquivo sem tê-lo por inteiro.
Assunto revisado até aqui, bora dar uma resumida nos arquivos de vídeos? Vamos juntos! Vou começar falando do AVI.
Amigo, AVI é a sigla para Audio Video Interleave. Este formato, desenvolvido pela Microsoft, serve como containe... Ler mais