Informática EmÁudio: Equipamentos de rede
Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Tudo certo, meu jovem? Preparado para ser aprovado? Então cola em mim que é sucesso.
Amigo, hora de falar sobre os equipamentos de rede. Bora lá? Nessa aula quero conversar com você sobre alguns equipamentos típicos de redes de computadores.
Vou começar falando do repetidor. Como o nome diz, apenas repete o sinal que recebe, servindo para levá-lo a um local que o sinal não chegaria sem a utilização deste tipo de equipamento. Não possui inteligência, apenas oferecem o chamado ganho do sinal. Em virtude disso, dizemos que o repetidor é um equipamento nível 1 do modelo OSI.
Outro equipamento de rede é o hub. Antes dos roteadores domésticos, eram utilizados hubs. O hub é um repetidor local, sem amplificação do sinal. Funciona como um ponto concentrador de conexões.
Amigo, não caia numa pegadinha frequente em provas de concursos. O fato de um hub concentrar todas as estações de uma rede e transmitir o pacote para todas elas permite caracterizar a existência simultânea de uma topologia física e uma topologia lógica. É neste ponto que quero chamar a sua atenção.
Embora fisicamente o hub mostre uma topologia estrela, na prática, o fluxo de dados ocorre como se a topologia fosse a de um barramento. O hub é um repetidor burro e retransmite a todas as estações todos os dados que recebe. Tudo bem até aqui? Vamos em frente.
A ponte, também conhecida como bridge em inglês, também é um equipamento de rede. Basicamente, as pontes poderiam conectar duas ou mais LANs e serem configuradas para deixar ou não o sinal passar ao outro lado da ponte, analisando o endereço de destino do quadro enviado.
A ponte ajudava a minimizar o problema de colisão dos barramentos, separando uma rede grande em outras menores. Porém, hoje em dia, não faz sentido usar bridges para dividir a rede em segmentos porque os switches já desempenham essa função, essencialmente criando segmentos individuais para cada micro, o que praticamente elimina o problema das colisões, mas eles foram muito utilizados na época dos hubs burros.
Além do repetidor, do hub e da ponte, você precisa conhecer o switch. Jovem, o switch é o primeiro equipamento que eu apresento que consegue implementar uma topologia estrela de verdade. Se você tiver que estudar o modelo OSI, você entenderá que o switch é um equipamento nível 2, sendo capaz de ler o endereço MAC do quadro.
Em termos práticos, isso quer dizer que o switch consegue saber para quem deve entregar os dados, de modo que, se A envia para F, A manda o dado diretamente para o switch e o switch entrega o dado diretamente para F. Com isso, fica resolvido aquele problema d... Ler mais