Direito Civil EmÁudio: Testamenteiro
O testador pode nomear um ou mais testamenteiros, conjuntos ou separados, para lhe darem cumprimento às disposições de última vontade. O testador pode conceder ao testamento a posse e a administração da herança ou de parte dela se não houver cônjuge ou herdeiros necessários.
Tendo a posse e a administração dos bens, incumbe ao testamenteiros requerer o inventário e cumprir o testamento. Qualquer herdeiro pode requerer a partilha imediata ou devolução da herança, habilitando o testamenteiros com os meios necessários para o cumprimento dos legados ou dando caução de prestá-los.
O testamento nomeado ou qualquer parte interessada pode requerer ao detentor do testamento que o leve a registro. Essa providência também pode ser ordenada de ofício pelo juiz. O testamenteiro é obrigado a cumprir as disposições testamentárias no prazo marcado pelo testador e a dar contas do que recebeu e despendeu, subsistindo sua responsabilidade enquanto durar a execução do testamento.
Compete ao testamento defender a validade do testamento, com ou sem o concurso do inventariante e dos herdeiros instituídos. O testador pode conferir a... Ler mais