Administração Geral EmÁudio: Liderança - Parte 1
Fala meu amigo, minha amiga! Tudo certo? Hora de falar sobre o fenômeno da liderança. Preparado? Aumente o som aí e vamos juntos.
Vamos começar pelo começo, meu jovem. Vamos falar do conceito e das características da liderança. A liderança pode ser descrita como um processo interpessoal de influência sobre um indivíduo ou um grupo nos esforços para a realização de um ou mais objetivos específicos.
De forma mais clara, o líder é um indivíduo que consegue influenciar o comportamento de outro indivíduo para que este atinja objetivos e metas. Essa é a ideia. Para sua prova é interessante que conheça alguns conceitos de liderança. Separei alguns conceitos trazidos pelas próprias bancas organizadoras. Vamos juntos?
Liderança é a capacidade de um administrador impulsionar a atuação de outros membros da organização - FGV CODEMA 2016.
Liderança é a capacidade de influenciar indivíduos para a realização de objetivos, sendo uma característica fundamental no contexto organizacional - FGV COMPESA 2018.
Liderança é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas - Cetro TRT 12ª Região 2008.
A liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos - FUNESP Prefeitura de São José dos Campos 2012.
Liderança é a capacidade de mobilizar pessoas para o atingimento de determinado objetivo - IADS Metrô - Distrito Federal 2014.
Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos, necessária para que organizações alcancem sua missão e objetivos - ESAF CGU 2008.
Perceba que as bancas centralizam o conceito de liderança na capacidade que o líder possui de influenciar as pessoas a atingir determinados objetivos. Para fins de estudo é interessante uma análise um pouco mais aprofundada, por isso utilizaremos o conceito proposto por Chiavenato.
Beleza, ouça bem:
A liderança é um fenômeno que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal, exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Deu para entender até aqui? Maravilha! Vamos desmembrar essa definição proposta por Chiavenato para tornar o conceito ainda mais claro e para aprofundarmos em alguns detalhes, vamos lá.
A ... Ler mais