Administração Geral em Áudio: Liderança - Parte 2
E aí meu amigo e minha amiga, beleza? Vamos continuar nossos estudos sobre o fenômeno da liderança? Som na caixa!
No EmÁudio passado, começamos a desmembrar a definição proposta por Chiavenato para tornar o conceito ainda mais claro e para aprofundarmos em alguns detalhes. Começamos falando que a liderança é um processo de influência interpessoal, lembra? Além de ser um processo de influência interpessoal, a liderança acontece em uma determinada situação. O grau em que uma pessoa demonstra a qualidade de liderança depende não somente de suas próprias características individuais, mas também do contexto no qual se encontra.
Considerando, por exemplo, o poder de perícia que um médico cardiologista exerce dentro de um hospital, a avaliação médica realizada por um médico cardiologista dificilmente será questionada. A opinião desse mesmo médico em um congresso internacional de médicos Cardiologistas terá um peso sensivelmente menor, sendo possivelmente questionada. Deu para entender?
Além disso, a liderança é realizada pelo processo de comunicação humana e visa à consecução de um ou mais objetivos específicos. O instrumento da liderança é a comunicação entre o líder e o liderado. Por meio da comunicação, o líder influencia o liderado a atingir determinados objetivos. Do que estudamos, fica fácil entender o porquê de a FGV afirmar que os três elementos que definem a liderança são: pessoas, poder e influência. Vamos revisar.
1 - A liderança é o processo interpessoal, ou seja, ocorre entre pessoas: líder e liderados. O líder se utiliza do poder potencial de influenciar para de fato influenciar os liderados na busca por determinados objetivos. Assim, podemos de fato dize... Ler mais