Administração Geral EmÁudio: Teorias de Liderança: Teorias dos Traços de Personalidade
Olá jovens, tudo certo? Vamos aprender mais um pouco?
Hora de falar das teorias de liderança. Ouvidos bem abertos, que o assunto é mega importante.
Vou começar falando das teorias dos traços de personalidade. A primeira das teorias da Administração sobre liderança. Pressupunha-se que algumas pessoas eram naturalmente extrovertidas, comunicativas, carismáticas. E assim, simplesmente nasciam como líderes. Enquanto outras pessoas, menos afortunadas, nasciam para ser lideradas.
A Teoria dos Traços propõe que os líderes possuem características intrínsecas de personalidade que os tornam capazes de influenciar outras pessoas. Ainda presente no imaginário popular, essa teoria caiu em descrédito à medida que se percebeu que grandes líderes não compartilhavam, necessariamente, das mesmas características. Margaret Thatcher e Adolf Hitler, por exemplo, foram capazes de influenciar milhares de pessoas e alterar os rumos da história, mesmo não possuindo carisma e sendo introvertidos. Apesar de pouca utilidade prática, essa teoria ainda é muito cobrada em concursos públicos.
Vamos escutar como esse assunto é cobrado? Eu leio a questão e você me diz se está certo ou errado.
Questão 1 - Teorias baseadas em traços de personalidade visam determinar as características pessoais de bons líderes. E aí, certo ou errado? Certíssimo, jovem.
O enunciado reproduz corretamente a essência da teoria dos traços de personalidade. Busca determinar as características pessoais de bons líderes. Baseia-se na ideia de que indivíduos nascem como líderes, em razão de características inatas. Entendido até aqui?Vamos para a próxima.
São as teorias comportamentais da liderança. As teorias comportamentais buscam identificar e mapear os comportamentos dos líderes e como esses comportamentos influenciam em diferentes aspectos, tais como: processo decisório, divisão do trabalho, produtividade, etc.
Existem cinco teorias comportamentais relevantes para concursos públicos.
1. Estilos de liderança de White e Lippit.
2. Lideranças, segundo a Universidade de Ohio.
3. Teoria Bidimensional. Lideranças, segundo a Universidade de Michigan.
4. Os quatro sistemas gerenciais de Likert.
5. Teoria do Grid Gerencial de Blake e Mouton.
Calma! Vamos estudá-las em detalhes, a partir de agora. Relaxa o coração.
Vou começar falando do estilo de liderança de White e Lippit.
Quero que você fique ligado agora, pois esse tópico é muito cobrado em provas. Essa é a classificação mais famosa de liderança. Os resultados de White e Lippit tiveram uma enorme repercussão nos Estados Unidos e foram responsáveis por um intenso debate acadêmico e a revisão de muitas práticas de gestão de pessoas. Os autores criaram um modelo que enquadrava os líderes dentro de três estilos de liderança: líder autocrático, líder democrático e líder liberal. Esse enquadramento era realizado a partir das atitudes dos líderes em relação à tomada de decisão, divisão do trabalho, atuação do líder e programação do trabalho.