Administração Geral EmÁudio: Resumão em Áudio - Função de Direção - Parte 3
Fala meu amigo e minha amiga! Beleza? Preparado para mais conhecimento? Bora continuar nosso resumão e ser aprovado. Vem comigo!
Quero começar nosso emáudio falando da teoria do grid gerencial de Blake e Mouton. Blake e Mouton perceberam que existiam níveis distintos na orientação para a tarefa e na orientação para pessoas. Um líder nem sempre era totalmente orientado para tarefas ou totalmente orientado para pessoas, conforme proposto pela teoria bidimensional.
Assim, era necessário criar um modelo que conseguisse retratar esses níveis distintos. De forma semelhante à teoria bidimensional, a teoria do grid baseia-se em duas variáveis: foco nas pessoas e foco nas tarefas. Mas Blake e Mouton propõem que esse foco pode ser mensurado em uma escala de 1 a 9. Foco máximo seria representado pelo 9 e o foco mínimo seria representado pelo 1.
Dessa forma, ao avaliar o comportamento de um líder, Blake e Mouton atribuíam um valor de 1a 9 para o foco nas pessoas. E um valor também de 1 a 9 para o foco nas tarefas. E, posteriormente, representavam esse líder dentro de um grid.
Só você imaginar aí, na sua cabeça, um quadrante. Se a pessoa tivesse nota 1 no foco nas tarefas e nota 1 no foco nas pessoas, então teria baixo foco nas tarefas e nas pessoas. Assim, seria o líder "Leissez-faire". A nomenclatura seria a "liderança empobrecida". E as características seriam grau mínimo de esforço do líder, tanto para tarefas quanto para pessoas.
Se a pessoa tivesse nota 1 no foco nas tarefas e nota 9 no foco nas pessoas, então teria baixo foco em tarefas, mas alto foco em pessoas. Assim, seria um líder simpático. A nomenclatura seria "clube de campo". E as características seriam de um líder que concentra todas as energias em atender às necessidades das pessoas. Cria-se um ambiente agradável e confortável para o ritmo de trabalho.
Se a pessoa tivesse nota 5 no foco nas tarefas e nota 5 no foco nas pessoas, então teria o foco médio em tarefas e foco médio em pessoas. Assim, seria um líder diretivo autocrático. A nomenclatura seria "líder meio termo" ou "homem organizacional". E as características seriam equilíbrio entre aten... Ler mais