Administração Geral EmÁudio: Objetivos do Controle
E aí, meu amigo e minha amiga, tudo bom? Espero que sim! Hora de falar dos objetivos do controle, aumenta o som e vamos juntos!
Quando estudamos o conceito de controle, já conseguimos compreender que o controle tem como objetivos básicos:
1 - Assegurar o alcance dos objetivos traçados;
2 - Realizar os ajustes necessários;
3 - Identificar e replicar boas práticas.
No entanto, como utilizar de maneira mais prática no dia a dia a função administrativa de controle? Pois bem, eu te explico.
Na doutrina, conseguimos identificar alguns objetivos específicos e uso das atividades de controle, vou começar falando da padronização.
As atividades de controle são importantes para a criação de padrões de desempenho e de qualidade dos produtos e serviços, os padrões são fundamentais para garantir uma maior uniformidade dos produtos e serviços ofertados por uma empresa.
Calma, vou deixar mais prático. Se eu e você comprarmos agora um mesmo modelo de cafeteira da Oster, pela internet, em poucos dias chegará em nossas respectivas casas um eletrodoméstico praticamente idêntico, isso só é possível graças à padronização das etapas de fabricação, ou seja, isso só é possível graças às atividades de controle. Deu para entender? Beleza, vamos em frente.
Além da padronização, conseguimos identificar outros objetivos específicos e uso das atividades de controle, e eu quero conversar contigo agora sobre a proteção dos bens patrimoniais.
As atividades de controle são usadas para mitigar e mesmo evitar os efeitos de perdas, roubos e fraudes. Graças ao controle dos estoques, por exemplo, a gestão de uma empresa diminui a probabilidade de que um empregado realize furtos de mercadorias, graças aos controles contábeis, a gestão diminui os riscos de que um tesoureiro desvie dinheiro da empresa para sua conta particular. Em resumo, os controles funcionam como uma proteção para os bens patrimoniais.
Jovem, nem sempre os membros de uma organização irão atuar em linha com os objetivos... Ler mais