Administração Geral EmÁudio: Características de um Sistema de Controle
Olá, meu amigo e minha amiga, tudo em cima? Preparado para mais um EmÁudio? Me acompanhe!
Hora de falar sobre as características de um sistema de controle. É difícil listar todas as características ideais de um sistema de controle, dadas as peculiaridades de cada situação e tipo de organização.
Analisando a doutrina, identificamos uma multiplicidade de conceitos e fatores, em alguns casos, os autores atribuem ao mesmo fator nomes distintos, o que pode gerar algum tipo de confusão no estudo.
Para você entender melhor, fiz uma grande seleção da lição de diversos autores, de modo a agrupar as lições doutrinárias dentro das seguintes características centrais e um sistema de controle eficaz. Vamos lá!
A primeira característica que eu quero falar rapidinho com você é o foco estratégico ou orientação estratégica, aqui o controle deve estar baseado nos planos estratégicos e focar nas atividades essenciais, ou seja, naquelas que fazem a diferença para a organização.
Outra característica é a compreensão ou a inteligibilidade, o controle deve servir de suporte para a tomada de decisão, assim, ele deve ser compreensível, utilização de linguagem complicada demais ou variáveis pouco intuitivas torna a utilização do controle mais difícil.
A orientação rápida para as exceções também é uma característica de um sistema de controle, os desvios da execução devem ser evidenciados rapidamente pelo controle, em uma rápida passagem pelos instrumentos de controle, o tomador de decisão deve ser capaz de identificar possíveis falhas. Deu para entender até aqui? Maravilha, vamos seguir.
Também são características de um sistema de controle a adoção de medidas corretivas e a flexibilidade. A adoção de medidas corretivas é uma característica complementar à orientação rápida para exceções, um sistema de controle eficaz deve ter facilidade de identificar os desvios e orientação para exceções, mas também deve ser capaz de especificar possíveis soluções para os problemas identificados.
A flexibilidade quer dizer que o controle deve proporcionar um julgamento individual e ser capaz de adaptar-se a novas circunstâncias e situações. Além disso, há também o autocontrole, ou seja, o controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pess... Ler mais