Administração Geral EmÁudio: Tipos de Controle - Classificação Quanto ao Momento
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Não importa a hora do nosso encontro, é sempre um prazer te ter por aqui.
Na aula passada te falei que as atividades de controle de uma organização se dividiam em: quanto ao nível organização, tipos de controle estratégico, tático e operacional quanto ao momento do controle prévio, concomitante ou posterior quanto ao alcance do controle, quanto ao tipo de empresa, quanto à orientação do controle, sobre o comportamento humano, controles segundo Perrow.
Já conversamos sobre a classificação quanto ao nível organização.
Vamos seguir com os nossos estudos, hora de falar da classificação quanto ao momento. Vamos lá!
Nessa classificação, adota-se como critério de distinção entre os tipos de controle o momento da adoção dos controles, nesse sentido, podemos ter controles preventivos, controles concomitantes e controles posteriores, vamos conversar sobre eles?
Então ouvidos bem abertos, vamos juntos!
Os controles preventivos, também conhecidos como pré-controle, prévio, ex ante, preliminar, feedforward, buscam antecipar os problemas.
São controles realizados sobre os insumos e que são efetuados antes da ocorrência do evento controlado, são portanto, controles pró-ativos, buscam evitar que os problemas ocorram.
Dentre os controles preventivos, temos os seguintes exemplos:
- Inspeção de matéria-prima
- Estabelecimento de normas e políticas
- Definição de níveis de alçadas
- Mecanismos de controle sobre a contratação de empregados
- Orçamentos
- Planos de ação
- Descrições de cargos
- Planos de treinamento
- Objetivos de desempenho
Já os controles concomitantes, também chamados de simultâneos, pari passu, concorrentes, são aqueles realizados de maneira conjunta à execução da atividade. São controles que realizam o monitoramento contínuo das atividades durante a execução, buscando corrigir eventuais desvios. Dada essa natureza de atuar após a identificação de desvios, diz-se que os controles concomitantes são reativos.
Os controles concomitantes enfatizam o processo, etapa que agrega valor aos insumos. Dentre os controles concomitantes, temos os seguintes exemplos:
- Supervisão direta
- Observação
- Acompanhamento
- Inspeção e correção
- Revisão do processo
- Reuniões de staff
- Sistemas de dados e informações internas
- Programas de treinamento
E por fim, os controles posteriores, chamados também de controle por retroação, ex post, feedback, avaliam os resultados após a ocorrência do evento controlado.
Esses controles têm por objetivo não apenas identificar desvios, mas também as causa... Ler mais