Administração Geral EmÁudio: Indicadores - Parte 1
Olá, seja muito bem-vindo a mais uma aula sobre administração. Sorriso no rosto e som na caixa!
Hora de falar sobre os indicadores. Para fins de prova as bancas costumam utilizar como referência para a elaboração de questões sobre indicadores um documento produzido pelo falecido Ministério do Planejamento, denominado de Guia Referencial para a Mediação de Desempenho e Manual para a Construção de Indicadores. Como o nome é mais comprido que língua de sogra, chamaremos simplesmente de GR, combinado?
Os indicadores são referências para que o controle possa ser exercido, a finalidade básica de qualquer indicador é demonstrar se a organização está se aproximando ou não dos seus objetivos.
Vamos imaginar que um professor de administração para concursos qualquer, esteja com uns quilinhos a mais, coisa pouca, uns 8 quilos, e que ele queira perder esse peso extra e se tornar mais saudável.
Quais indicadores ele poderá utilizar? Podemos pensar em peso, massa corporal, percentual de gordura, etc.
Note que, em vez de eu ficar me perguntando "será que eu engordei?", ou "será que essa calça diminuiu?", eu simplesmente utilizo um elemento quantitativo, peso, percentual de gordura, para retirar toda a subjetividade da avaliação de desempenho. Fácil né?
Então, os indicadores nas organizações possuem a mesma função, representar a realidade de uma forma mais objetiva, quantitativa.
Pense na Apple por um instante, diversos setores, indivíduos, objetivos, produtos, tipos de clientes, etc. Como saber o que está funcionando bem e o que não está funcionando dentro desse mundão que é a corporação?
Por meio dos danados dos indicadores. Já tivemos uma compreensão geral sobre o que é o indicador, no entanto, você saberia me dizer quais são suas finalidades? Deixa comigo que essa eu explico.
No GR, apresentam-se algumas finalidades inte... Ler mais