Administração Geral EmÁudio: Indicadores - Parte 3
Bom dia, boa tarde, boa noite! Não importa a hora do nosso encontro, é sempre um prazer tê-lo por aqui.
Meu caro jovem, precisamos conversar sobre alguns mitos sobre a medição de desempenho. Preparado? Então, aumenta esse som e vem comigo!
Alguns mitos permeiam a avaliação de desempenho. Mitos são crenças que não encontram respaldo na realidade, é tipo afirmar que passar em concurso é fácil ou o fulano passou sem estudar. Nessa parte da aula, daremos uma de caçadores de mitos e desconstruiremos alguns desses mitos.
1 - Mito é o da medição absoluta.
2 - Mito da necessidade de gerar todas as informações.
3 - Mito de "vamos primeiro medir e depois vamos ver o que fazemos".
4 - Mito da necessidade de um sistema informático perfeito.
Vamos por partes.
Mito 1: Um mito da medição absoluta, esse mito é o de que é preciso medir tudo, é o mito do concurseiro lunático, que mede até as idas ao banheiro durante o período de estudo, em 1 hora e 30 minutos de estudo de direito administrativo, foram 2 idas ao banheiro e 3 copos d'água, um pouco acima da média na série histórica, que é de 1,24 idas ao banheiro e 2,23 copos de água. O referencial diz que por trás desse mito está o fetiche do panóptico, que gera impostura movida por uma necessidade obsessiva de monitorar e controlar tudo e todos ao mesmo tempo e na mesma hora. Em resumo, se for para ter fetiche, que seja do tipo certo de fetiche.
Para quebrar esse mito, temos que lembrar de uma das características do controle, qual seja, a orientação estratégica, ou seja, o controle deve se destinar para aquilo que realmente faz diferença e assim, devemos saber selecionar muito bem as informações necessárias para que o controle seja construído.
Tranquilo até aqui? Beleza.
Mito 2: Para medir o que importa, preciso gerar todas as informações, coletar dados de forma exaustiva e precisa, esse é um nível menor de loucura já, se for o seu caso, há esperança ainda. Segundo esse mito, seria necessário gerar um grande volume de informações para realizar medições, esse mito esbarra na nossa capacidade, que é lim... Ler mais