Administração Geral EmÁudio: Indicadores - Parte 4
E aí, meu caro amigo, vamos aprender mais um pouco? Nesse EmÁudio, estudaremos o modelo para mensuração do desempenho, então foco e vem comigo, aumenta esse som aí!
Desempenho é a soma de esforços, mais resultados. Seguindo essa ideia, dentro do modelo de mensuração do desempenho são propostas 6 dimensões: 3 dimensões para esforço e 3 dimensões para os resultados.
Nas dimensões de esforço, temos: economicidade, execução e excelência. Já nas dimensões de resultado, temos: eficiência, eficácia e efetividade.
Ao combiná-las, temos uma aferição apropriada do desempenho.A Fundação Nacional da Qualidade traz as seguintes definições sobre cada um dos grupos de dimensões:
Indicadores de esforço ou direcionadores, também conhecidos como driver ou ainda causadores de verificação. Drivers lead são aqueles que permitem medir a causa antes do efeito acontecer, servem para verificar se os planos ligados aos fatores críticas de sucesso estão sendo cumpridos.
Indicadores de resultado ou resultantes, chamados também de outcomes ou ainda de efeito de controle ou lagging, são aqueles que medem o efeito após um certo tempo, ou seja, permitem saber se o que foi almejado foi obtido. Note que a classificação é bem simples, inicialmente, medimos se estamos indo no caminho certo.
Indicadores de Esforço, esses indicadores são antes do resultado, como exemplo, temos o dia a dia do concurseiro, que pode adotar, como indicador de esforço, o número de horas líquidas por dia, depois de um certo tempo após a execução, utilizamos os indicadores de resultado para avaliar se o que foi almejado foi obtido. Dentro do nosso exemplo, é o momento pós-concurso, quando vemos se tivemos o desempenho esperado, se existe chances de nomeação etc.
A partir dessas ideias básicas, vamos estudar em detalhe cada um dos indicadores. Preste muita atenção!
- Eficiência: é a relação entre os produtos e serviços gerados outsputs, como os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade. Por exemplo, uma campanha de vacinação é mais eficiente quanto menor for o custo, ou seja, quanto menor for o custo da campanha, mantendo-se os objetivos propostos.
Indicadores de eficiência podem ser encontrados na carta de serviços, com seus elementos de custos e informações de sistemas estruturantes do governo, como o CIAF.
Costumo brincar que a eficiência é o indicador do concurseiro chorando as pitangas. "Eu estudei tanto, insumos para ter esse resultado, passei o carnaval inteirinho lendo o PDF daquele professor sem vergonha para acertar esse número de questões?" Note que o concurseiro chorão não está analisando o resultado em si, a aprovação ou não. Ele está analisando os insumos, ou seja, o esforço durante a preparação em relação ao resultad... Ler mais