Áudio aula | 16 - Resumão EmÁudio sobre Controle – Parte 1 | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Controle - Parte 1


Fala, meu amigo e minha amiga. Vamos relembrar tudo o que foi visto nesse módulo? Vamos lá, vou começar falando do controle administrativo.

A função administrativa de controle consiste em um processo de comparação entre os objetivos traçados e os resultados obtidos, essa comparação é feita no intuito de assegurar que as coisas aconteçam conforme o planejado. Para tanto, o processo de controle retroalimenta o processo administrativo, principalmente o novo planejamento, fornecendo informações acerca dos ajustes necessários.

Resumindo e facilitando para para você jovem, o controle é uma função administrativa, compara os objetivos traçados com os resultados obtidos. Tem o objetivo de assegurar que as coisas aconteçam conforme o planejado, retroalimentando o processo administrativo com informações acerca dos ajustes necessários. Tranquilo?

Além disso, é importante relembrar as características do controle administrativo. Vamos lá?

A primeira característica que eu quero falar rapidinho com você é o foco estratégico ou orientação estratégica. Aqui, o controle deve estar baseado nos planos estratégicos e focar nas atividades essenciais, ou seja, naquelas que fazem a diferença para a organização.

Outra característica é a compreensão ou inteligibilidade. O controle deve servir de suporte para a tomada de decisão, assim, ele deve ser compreensível, utilização de linguagem não complicada demais ou variáveis pouco intuitivas, torna a utilização do controle mais difícil.

A orientação rápida para as exceções também é uma característica de um sistema de controle, os desvios na execução devem ser evidenciados rapidamente pelo controle.

Deu para entender até aqui? Maravilha, vamos seguir.

Também são características de um sistema de controle a adoção de medidas corretivas e a flexibilidade. A adoção de medidas corretivas é uma característica complementar à orientação rápida para as exceções, um sistema de controle eficaz deve ter facilidade de identificar os desvios, orientação para exceções, mas também deve ser capaz de especificar possíveis soluções para os problemas identificados. A flexibilidade quer dizer que o controle deve proporcionar um julgamento individual e ser capaz de adaptar-se a novas circunstâncias e situações.

Além disso, há também o autocontrole, ou seja, o controle deve proporcionar conf... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Controle - 16 - Resumão EmÁudio sobre Controle – Parte 1: SAIBA MAIS