Administração Geral EmÁudio: Árvore de Decisões, Técnica Delphi e Técnica de Grupo Nominal
Fala, meu amigo e minha amiga, como estão os estudos?
Pronto para mais conhecimento?
Nesse EmÁudio, vamos bater um papo sobre a árvore de decisões, a técnica Delphi e a técnica de grupo nominal. Beleza?
Vamos juntos!
Vamos começar falando da árvore de decisões.
A árvore de decisões é uma ferramenta que busca detalhar e desdobrar possíveis alternativas, o formato da árvore de decisões ajuda bastante na visualização das alternativas, ela pode ser utilizada tanto para verificar a viabilidade das alternativas quanto na comparação dos cursos de ação disponíveis.
A árvore de decisões ajuda na visualização do custo de oportunidade, isto é, o custo incorrido pelo tomador de decisão em tomar uma decisão e não outra.
Imagine que um gestor decidiu investir no desenvolvimento de um software, por exemplo. Ao fazê-lo, ele está deixando de receber juros sobre o capital investido, logo, o quanto ele deixa de receber a título de juros representa o custo de oportunidade, ou seja, o custo da escolha A de desenvolver softwares em relação à escolha B de receber juros pelo capital.
Vencemos mais uma ferramenta, você lembra aonde estamos nos processos decisórios?
Vamos relembrar um pouco.
Conversamos sobre identificar problemas e oportunidades, sobre obter informações e diagnosticar a situação e sobre a geração de alternativas visíveis para desenvolver os problemas. Chegou a hora de compararmos as alternativas que foram desenvolvidas. Para essa etapa, podemos utilizar algumas ferramentas, tais como análise de vantagens e desvantagens, modelo multicriterial e técnica delphi.
A análise de vantagens e desvantagens é uma ferramenta bem simples e que fazemos de forma bem intuitiva no nosso dia a dia. Consiste em listar tanto vantagens quanto desvantagens de cada uma das alternativas, a partir da análise conjunta dessas listas, tomar uma decisão.
No modelo multicritério, o tomador de decisão cria critérios para valorar cad... Ler mais