Administração Geral EmÁudio: Erros, Heurísticas e Vieses na Tomada de Decisão
Fala, meu amigo e minha amiga, como estão os estudos?
Pronto para mais conhecimento?
Nesse EmÁudio falaremos dos erros, heurísticas e vieses na tomada de decisão.
Vamos juntos, ouvidos bem abertos!
Nossa forma de pensar e de perceber o mundo é resultado de nossos conhecimentos e experiências, meio filosófico isso? Talvez.
Peço, no entanto, que avalie por um instante, como a partir de nossas aulas, você tem notado coisas que não notava antes.
Tenho certeza de que passou a ter uma visão mais crítica de algumas estratégias das empresas e da forma como elas conduzem seus negócios.
O que quero que perceba é que o conhecimento e a experiência influenciam em nossa percepção e, consequência, muda a nossa forma de tomar decisões.
O estudo dos vieses e da heurística tem como foco justamente entender como essas influências podem afetar nossa capacidade de tomar decisões e, em alguns casos, nos levar a tomar decisões ruins.
Quer dizer que eu ter mais experiência ou mais conhecimento em uma situação significa que vou tomar decisões piores do que uma pessoa inexperiente, professor?
Não é isso que estou dizendo. O ponto é que a experiência pode nos tornar excessivamente confiantes e, com isso, menos analíticos. Inclusive, o excesso de confiança é um viés que afeta a capacidade de julgamento das pessoas, quer um exemplo básico?
Avalia um acidente grave de carro, os envolvidos quase nunca são pessoas que acabaram de tirar a carteira de habilitação, pelo contrário, os condutores na maioria das vezes, estão acostumados a dirigir e, por isso, se tornam imprudentes até o ponto de cometerem erros que, em situações normais, jamais cometeriam. Isso acontece também nas organizações, por meio da heurística.
Tranquilo até aqui?
Vamos seguir, quero conversar com você agora sobre heurística.
Jovem, heurística é um guia cognitivo que, intuitivamente, seguimos para tomar decisões, é uma espécie de atalho que utilizamos para reduzir o tempo e o esforço empreendido no processamento de informações utilizadas para a tomada de decisões. Obedecemos 3 regras heurísticas para tomar decisões:
1. Disponibilidade: tendência de as pessoas julgarem e tomarem decisões com as informações que estão disponíveis, eventos recentes e/ou marcantes, por estarem mais vívidos em nossa memória, tendem a influenciar mais nossas decisões, ainda que uma nova ocorrência seja improvável, além disso, uma solução que demos em um caso anterior serve de disponibilid... Ler mais