Administração Geral EmÁudio: Modelos de Tomada de Decisão - Parte 1
Olá, meu amigo e minha amiga, tudo em cima?
Preparado para mais um EmÁudio?
Me acompanhe!
Hora de falar sobre os modelos de tomada de decisão.
Os modelos correspondem a uma representação, uma ilustração ou descrição de algum fenômeno, vários autores buscaram descrever o processo decisório e, com isso, foram criados diferentes modelos, para a sua prova precisamos aprender bem sobre 3 modelos: o modelo básico, o modelo de racionalidade limitada e o modelo de Robbins.
Pode ficar tranquilo, vamos conversar sobre cada um deles, me acompanhe.
Jovem, o modelo básico não se trata exatamente de um modelo, mas de uma divisão básica entre os comportamentos adotados no processo de decisão, comportamento racional e comportamento intuitivo.
No comportamento racional, o tomador de decisões busca uma ordem lógica, baseia-se em informações e define critérios e objetivos para a decisão.
No comportamento intuitivo, por outro lado, o tomador de decisão decide com base em percepção e instinto, por isso prescinde, não precisa de informações mais aprofundadas, tampouco de um procedimento padronizado para decidir.
Deu para entender?
Tranquilo, né.
Próximo modelo. O modelo de racionalidade limitada.
Racionalidade significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende, a partir desse conceito, os primeiros estudos do processo decisório propunham o chamado modelo racional de decisão ou o modelo decisório da escolha racional, que consistia na ideia de que o indivíduo seria capaz de escolher a alternativa ótima, de acordo com os seus objetivos e preferências.
O modelo racional de decisão avalia o indivíduo como ser que sabe exatamente o que quer, que consegue identificar todas as alternativas possíveis para atingir aqueles objetivos e que ainda escolhe a melhor dentre todas as alternativas.
Ocorre que nenhuma pessoa consegue identificar todas as alternativas disponíveis, tampouco processar todas as informações para escolher a decisão ótima, na verdade, ainda que o tomador de decisão ... Ler mais