Administração Geral EmÁudio: Modelos de Tomada de Decisão - Parte 2
Olá!
Seja muito bem-vindo a mais uma aula sobre Administração.
Nesse EmÁudio, vamos continuar nossos estudos sobre os modelos de tomada de decisão, então coloque o sorriso no rosto e vem comigo!
Hora de falar sobre o modelo de Robbins, ou estilos de tomada de decisões. Robbins argumenta que cada um de nós traz sua própria personalidade e experiência para as decisões que tomamos, quem é conservador e se sente desconfortável com a incerteza, avaliará as alternativas de decisão de um modo diferente de quem gosta de incertezas e riscos.
A partir dessa constatação, construíram-se 4 estilos de tomada de decisão. Os estilos propostos por Robbins baseiam-se em 2 dimensões, tolerância à ambiguidade, que pode ser alta ou baixa, e modo de pensar, que pode ser racional ou intuitivo. Ao cruzarmos essas 2 dimensões, temos 4 estilos de liderança diferentes, diretivo, analítico, conceitual e comportamental.
Vamos estudar cada um deles?
Vem comigo!
No estilo diretivo, as pessoas que utilizam esse estilo têm baixa tolerância à ambiguidade e buscam racionalidade, são tomadores de decisão eficientes e lógicos, porém, as suas preocupações com eficiência podem resultar em uma utilização mínima de informação com a consequente geração limitada de alternativas, pessoas diretivas tomam decisões rapidamente e se concentram no curto prazo.
As pessoas que utilisam o estilo analítico têm uma tolerância muito maior à ambiguidade do que pessoas diretivas, o que leva essas pessoas a obterem mais informações e desenvolverem mais alternativas do que as pessoas diretivas, gestores analíticos seriam melhor definidos como tomadores de decisão cuidadosos e com forte capacidade de adaptação às situações novas.
Já os indivíduos com o estilo conceitual tendem a pensar de forma mais ampla e, assim, consideram um número muito significativo de alternativas, o foco é de longo alcance e eles tendem a encontrar soluções criativas para os problemas.
Por fim, o estilo comportamental, os indivíduos comportamentais são tomadores de decisão que trabalham bem com os outros, preocupam-se com a realização de seus funcionários e são receptivos às sugestões de outros, realizam muitas reuniões e fomentam a comunicação, evitam o conflito e buscam a aceitação do grupo.
Assunto entendido até aqui?
Vamos em frente.
Vamos estudar agora o modelo cesta de lixo, conhecido como anarquia organizada.
Jovem, o modelo da lata de lixo proposto por Michael Cohen, James March e Johan Olsen é uma das formas mais recentes de descrição do processo decisório. Os autores perceberam que o processo decisório não é perfeitamente sequencial, conforme proposto pelos modelos anteriores.
Como assim, professor?
Até esse modelo, a literatura da administração sustentava que o processo decisório necessariamente iniciava com a constatação de um problema e se encerrava com a implantação de uma solução, entretanto, Cohen, March e Olsen perceberam que, na prática, as coisas não eram tão simples e cartesianas assim.
Depois de muita pesquisa em campo, os autores demonstraram que a lógica sequencial era impossível de ser aplicada em organizações que experimentam um alto nível de incerteza, organizações que atuam em setores muito dinâmicos.
E aí, meu jovem, temos a primeira informação importantíssima para a sua prova, anarquia organizada.
O que diacho é isso, professor?
Calma, eu explico.
Anarquia organizada foi o conceito criado por Cohen, March e Olsen para de... Ler mais