Áudio aula | 11 - Resumão EmÁudio: Processo Decisório – Parte 2 | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio: Resumão EmÁudio - Processo Decisório - Parte 2


Olá jovem, pronto para mais um EmÁudio?

Vamos continuar com o nosso resumo, sorriso no rosto e vem comigo!

Hora de revisar as decisões programadas e as decisões não programadas.

Decisões programadas são as decisões rotineiras destinadas a resolver problemas cotidianos e que ocorrem regularmente, em muitos casos, as respostas já estão padronizadas de acordo com a experiência passada. As decisões programadas já integram o acervo de soluções da organização, ou seja, quando determinada situação ocorre, o tomador de decisão já sabe exatamente como irá decidir, essas decisões podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais, hábito e costume, regras e procedimentos estabelecidos ou modernas, programas de computador, modelos matemáticos, etc.

As decisões não programadas são as decisões que escapam das condições habituais, envolve maior risco e incerteza, por isso dependem do julgamento profissional. São decisões mais complexas e para as quais as respostas padronizadas não se mostram efetivas, da mesma forma que as programadas podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais, julgamento e intuição, estruturas organizacionais específicas ou técnicas modernas, técnicas herísticas, de solução de programas.

Tranquilo né?

Vamos relembrar as vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização. Ouvidos bem abertos!

O nível de centralização está relacionado ao nível organizacional no qual as decisões são tomadas, quanto maior o nível de centralização, mais próximo do topo da estrutura hierárquica estará o tomador de decisão. Decisões centralizadas ou descentralizadas possuem características próprias e, por consequência, possuem também vantagens e desvantagens específicas.

Na centralização, as decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa e que estão mais bem treinados e habituados ao processo decisório, assim, as decisões centralizadas tendem a estar mais alinhadas aos objetivos organizacionais globais do que as decisões descentralizadas. Por outro lado, na centralização, dois aspectos fundamentais de uma boa decisão são prejudicados: qualidade da informação disponível e o tempo de resposta.

Por não conviverem com as circunstâncias e as pessoas envolvidas na situação, os gestores de alto escalão não dispõem de todas as informações necessárias e as informações que possuem foram submetidas a ruído ao longo de toda a cadeia hierárquica. Lembra daquela brincadeira do telefone sem fio? Imagina como será a informação que chegará ao diretor depois de ter passado pelo operário, pelo supervisor, pelo gerente, pelo coordenador, até que enfim chegua no diretor para decidir. Além disso, esse processo de transmissão da informação leva tempo, o que dificulta uma resposta rápida da organização.

Quando a decisão representa um impacto muito grande para a organização ou quando a organização enfrenta problemas muito complexos, a centralização dessa decisão mostra-se apropriada.

Na descentral... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Processo Decisório - 11 - Resumão EmÁudio: Processo Decisório – Parte 2: SAIBA MAIS