Jurisprudência do STJ EmÁudio: Recursos Repetitivos - Direito Civil - Contrato de compra e venda com cláusula de alienação fiduciária e aplicação ou não do CDC
Contexto do julgado:
Em um contrato de compra e venda de imóvel, no qual consta uma cláusula de alienação fiduciária em garantia registrada em cartório. No caso de inadimplemento do comprador, pode-se aplicar as regras do CDC na resolução do contrato?
Por exemplo, o comprador já pagou 40% do valor do imóvel e ficou inadimplente, devido à cláusula de alienação fiduciária, ocorrerá o leilão do imóvel.
Em relação à quantia que já foi paga pelo comprador, aplica-se o CDC que, no seu artigo 53, dispõe ser nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam a perda total das prestações pagas em benefício do credor, que em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado ou deve-se aplicar o regramento da Lei 9.514 de 97 que trata da alienação fiduciária de imóvel.
Esta lei prevê que devem ser descontados do saldo a ser devolvido ao comprador as despesas com procedimento extrajudicial com o leilão, como por exemplo: comissão do leiloeiro, custas com edital, etc. E o saldo devedor da operação de alienação.
Vamos ver como o STJ decidiu essa questão.
Decisão do STJ:
O STJ fixou a seguinte tese no Tema 1.095:
Em contrato de compra e venda de imóvel, com garanti... Ler mais