Auditoria EmÁudio: Componentes do COSO II - Parte I
Olá, caro aluno e aluna. Força aí! Pois agora vamos dar início aos componentes do COSO II. Som na Caixa.
No COSO II também houve uma mudaça nos componentes, passando a ser em número de 8, na seguinte forma. Vou citar:
1. Ambiente Interno
2. Fixação de Objetivos
3. Identificação de Eventos
4. Avaliação de Riscos
5. Resposta a Risco
6. Atividades de Controle
7. Informações e Comunicações
8. Monitoramento
A primeira informação que eu quero que você ligue o alerta é a seguinte: Repare que nos componentes do COSO I temos o ambiente de controle. Já no COSO II temos o ambiente interno, ok? Vou repetir, atenção: no COSO I temos ambiente de controle, no COSO II temos ambiente interno.
Além disso, repare que no COSO II três componentes foram acrescentados aos já existentes no COSO I. Quais são eles? Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos e Resposta a Risco. Tudo bem até aqui? Ótimo! Agora vamos falar um pouco sobre cada componente do COSO II. Atenção!
Em primeiro lugar temos o componente Ambiente Interno. O ambiente interno do COSO II é equivalente ao ambiente de controle do COSO I. Um ambiente interno é moldado pela história e cultura da organização e, por sua vez, molda de maneira explícita ou não a cultura de riscos da organização e a forma como eles são encarados e gerenciados. O tom da organização, influenciando a consciência de controle das pessoas, que é a base para todos os outros componentes do sistema, provendo disciplina e estrutura.
Em segundo lugar, temos o componente Fixação de Objetivos. O modelo requer que todos os níveis da organização tenham objetivos fixados e comunicados, estratégicos, operacionais, comunicação e conformidade.
Ou seja, ao nível da organização como um todo e para todas suas divisões, processos e atividades. São definidos pela alta Administração, devendo ser divulgados a todos os componentes da organização antes da identificação d... Ler mais