Auditoria EmÁudio: Controles Internos segundo o Comitê das Organizações Patrocinadas - COSO
Olá, seja bem-vindo a mais um módulo de auditoria em áudio. Esse módulo será dedicado para aprendermos sobre controle interno e as regras do COSO I. Tenho certeza que após ouvir esse módulo, você irá acertar muitas questões na sua prova. Um assunto bem importante, então aumenta o som e fica comigo até o final.
Vamos começar pelo começo. A Pergunta é a seguinte: professor, qual é o conceito de controle interno por controles internos? Todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa que permitam prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que verificamos dentro da empresa e que produzam reflexos em seu patrimônio.
Para iniciar o estudo mais aprofundado sobre o controle interno, vamos seguir o modelo COSO (Comitê das Organizações Patrocinadas) - COSO foi criado 1985, sendo uma Entidade do setor privado sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento da qualidade de relatórios financeiros, principalmente para estudar as causas da ocorrência de fraudes em relatórios financeiros.
Vamos falar um pouco de sua criação: em 1985 uma iniciativa independente do setor privado dos Estados Unidos criou uma comissão composta por representantes das principais associações de classes profissionais ligados à área financeira, com o objetivo de estudar causas da ocorrência de fraudes em relatórios financeiros e demonstrações contábeis ocorridas na época.
Seu primeiro objeto de estudo foram os controles internos, culminando com a aplicação do trabalho Internal Control Integrated Framework (ICIF) - Controles Internos, um modelo integrado que se tornou referência mundial para o estudo e aplicação dos controles internos.
Posteriormente, a comissão transformou-se em comitê, nascendo então o COSO. O COSO,... Ler mais