Áudio aula | 05 - Componentes do Controle Interno: Atividade de Controle | Auditoria | EmÁudio Concursos

Auditoria EmÁudio: Componentes do Controle Interno - Atividade de Controle

Olá! Neste áudio, ainda daremos continuidade aos componentes do controle interno. Fique comigo.

Vamos agora para o terceiro componente, que é a atividade de controle. O componente Atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos e são desempenhadas em todos os níveis da entidade em vários estágios, dentro dos processos corporativos e no ambiente tecnológico. Podem ter natureza preventiva ou de detecção e abranger uma série de atividades, como autorizações e aprovações, verificações, reconciliações e revisões de desempenho do negócio, segregação de funções, dentre outras.

Vou chamar sua atenção aqui agora. As atividades de controle são medidas e ações integrantes de um sistema de controle que, se estabelecidas de forma tempestiva e adequada, podem vir a prevenir ou administrar os riscos inerentes ou em potencial da entidade. Não são exclusividade de determinada área da organização, sendo realizadas em todos os níveis.

Cuidado para não confundir com o componente - avaliação de riscos. Na avaliação, deve-se identificar os riscos que possam ameaçar o seu cumprimento e executar as ações necessárias para gerenciá-los. Já as atividades de controle são as ações estabelecidas, que ajudam a garantir o cumprimento dos objetivos.

Portanto, são políticas e procedimentos que direcionam as ações individuais na implementação das políticas de gestão de riscos diretamente, mediante a aplicação de tecnologia, a fim de assegurar que as respostas aos riscos sejam executadas. Essas atividades podem ser classificadas com base na natureza dos objetivos da organização, aos quais os riscos de estratégia, operação, comunicação e cumprimento de diretrizes estão associados.

A seguir apresentarei as atividades de controle geralmente utilizadas e que são cobradas com certa frequência, principalmente a segregação de função. Saibam que essas atividades apresentadas a seguir representam uma parcela dos muitos procedimentos comumente executados pela administração em vários níveis organizacionais.

Objetivo dessas atividades é reforçar o cumprimento de planos de ação estabelecidos e também manter as organizações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos.

Vejamos:

1. Segregação de função: consiste em separar atividades que possam gerar conflitos de interesses, como compras e pagamento, normatização e fiscalização, custódia e inventário, responsável pelos registros contábeis ser o mesmo que tem acesso irrestrito aos ativos da empresa, entre outros. Portanto, as obrigações devem ser atribuídas ou divididas entre pessoas diferentes com a finalidade de reduzir o risco de erro ou de fraude.

2. Limites de alçadas e responsabilidade: estabelecem limites de valor para determinadas operações. Exemplo de regime de alçadas está na Lei de Licitações, Lei 8.666/93, onde a licitação é dispensável em contratações para... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Auditoria - Controle Interno – COSO I - 05 - Componentes do Controle Interno: Atividade de Controle: SAIBA MAIS