Auditoria EmÁudio: Princípios dos Componentes do COSO
Olá, querido aluno! Neste áudio, vamos estudar sobre os princípios dos componentes do COSO, som na caixa.
Como falado anteriormente, o COSO I foi lançado em 1992 e atualizado em 2013. Esse novo quadro trouxe algumas evoluções em relação à versão de 1992, considerando as principais mudanças ocorridas ao longo desses anos, como a globalização, a complexidade dos negócios, a incidência de fraudes e o incremento das exigências quanto à transparência e à responsabilidade dos órgãos reguladores do governo e do mercado em geral.
Os principais objetivos da mudança foram:
1. Refletir as mudanças no negócio e nos ambientes operacionais;
2. Expandir as operações e relatórios objetivos; e
3. Apresentar princípios para aumentar a eficácia do controle interno.
Os cinco componentes do COSO I, vistos anteriormente, foram mantidos, com uma pequena alteração no componente de monitoramento, que passou a se chamar atividades de monitoramento. Porém, o detalhamento de cada um deles foi aprimorado, totalizando dezessete princípios que devem estar presentes e em funcionamento por toda a entidade.
É importante ter em mente que os controles internos estão inseridos em qualquer atividade das organizações, sejam públicas ou privadas, e são imprescindíveis tanto no alcance dos objetivos quanto no gerenciamento de riscos, auxiliando a administração na busca da manutenção do negócio.
A edição do COSO de 2013 visa fortalecer os controles internos, podendo ser aplicada a todas as organizações, dando à alta administração uma visão do funcionamento dos controles internos e da avaliação dos riscos frente aos objetivos da entidade. Além disso, auxilia na tomada de decisões oportunas, prevenindo fraudes e reduzindo danos causados pela ineficiência. Essa é a importância das alterações na estrutura.
Portanto, cada componente fundamental do COSO I possui princípios relacionados que devem ser de conhecimento obrigatório do candidato. Eles ajudam a entender melhor cada elemento do sistema COSO. São dezessete ao todo, cada um dentro de um ambiente de controle.
Vejamos, dentro do componente ambiente de controle, temos os cinco primeiros elementos:
1. A organização demonstra compromisso com a integridade e os valores éticos.
2. O Conselho de Administração demonstra a independência da gestão e realiza exercícios de supervisão do desenvolvimento e desempenho do controle interno.
3. A gerência estabelece, com supervisão da diretoria, estruturas, linhas de c... Ler mais