Auditoria EmÁudio: Princípios da Governança Corporativa
Olá! Neste áudio, vamos estudar sobre os princípios da governança corporativa. Som na caixa.
Para alcançar seus objetivos, não basta praticar a governança corporativa baseada em normas e regulamentos. A governança corporativa deve se apoiar em princípios estabelecidos pelos acionistas proprietários que vão orientar os gestores na condução da empresa.
Esses princípios visam obter, além da legalidade das atividades, a ética, o que envolve mecanismos de proteção contra a fraude e artifícios de gestores mal-intencionados que muitas vezes seguem a legislação, mas escondem deficiências e dificuldades que poderiam prejudicar os lucros da companhia.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) cita quatro princípios fundamentais da governança corporativa. Vamos ler juntos agora:
1 - Transparência consiste em prover a informação de forma clara, tempestiva e precisa, protegendo evidentemente as de caráter sigiloso.
2 - Equidade assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários, investidores estrangeiros e o próprio governo. Se a informação for relevante, influenciando uma tomada de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada ao mesmo tempo, a todos os interessados tempestivamente.
3 - Prestação de contas (Accountability) estabelece que os agentes de governança devem prestar contas de seus atos a fim de justificarem suas escolhas, remuneração e desempenho. Na administração pública, isso ganha um papel ainda mais importante, pois o recurso gerido não é do gestor, mas sim de toda uma população.
4 - Responsabilidade corporativa visa a continuidade da empresa, zelando pela perenidade e sustentabilidade da organização. É uma visão de longo prazo, contemplando a viabilidade econômico-financeira das organizações.
É uma visão mais ampla da estratégia empresarial, contemplando todos os relacionamentos com a comunidade em que a sociedade atue. Aqui se inserem os conceitos de responsabilidade social e ambiental, segundo os quais a entidade é responsável pelo desenvolvimento sustentável na sociedade à qual está vinculada.
Além ... Ler mais