Auditoria EmÁudio: Referencial Básico de Governança do TCU: Governança Versus Gestão
Olá! Vamos continuar nosso estudo sobre o referencial básico de governança do TCU. No áudio anterior, você aprendeu sobre sistema de governança no setor público. Agora vamos aprender o segundo tópico do referencial, que é governança versus gestão. Aumenta o som aí!
A governança de órgãos e entidades da administração pública envolve três funções básicas. Vou citar:
1. Avaliar o ambiente, os cenários, o desempenho e os resultados atuais e futuros.
2. Direcionar e orientar a preparação, a articulação e a coordenação de políticas e planos, alinhando as funções organizacionais às necessidades das partes interessadas – usuários dos serviços, cidadãos e sociedade em geral – e assegurando o alcance dos objetivos estabelecidos.
3. Monitorar o resultado, o desempenho e o cumprimento de políticas e planos, confrontando-os com as metas estabelecidas e as expectativas das partes interessadas.
Nesse contexto, a governança diz respeito a estruturas, funções, processos e tradições organizacionais que visam garantir que as ações planejadas e programas sejam executados de tal maneira que atinjam seus objetivos e resultados de forma transparente. Busca dar maior efetividade, produzir os efeitos pretendidos, e maior economicidade, obter o maior benefício possível da utilização dos recursos disponíveis para as ações.
Assim, vamos ver agora as funções da governança. Fique comigo.
Primeira: Definir o direcionamento estratégico.
Segunda: Supervisionar a gestão.
Terceira: Envolver as partes interessadas.
Quarta: Gerenciar riscos estratégicos.
Quinta: Gerenciar conflitos internos.
Sexta: Auditar e avaliar o sistema de gestão e controle.
Sétima: Promover a accountability, prestação de contas e responsabilidade e a transparência.
Governança, nesse sentido, relaciona-se com processos de comunicação, análise e avaliação, liderança, tomada de decisão, direção, controle, monitoramento e prestação de contas. E a gest... Ler mais