Áudio aula | 12 - Resumão EmÁudio: Governança no Setor Público | Auditoria | EmÁudio Concursos

Resumão de Auditoria EmÁudio: Governança no Setor Público

Olá, querido aluno e aluna! Já pode abrir aquele sorrisão porque encerramos mais um módulo, e você já está apto a acertar muitas questões. Neste áudio, trouxe um resumão sobre governança no setor público. Preparado? Aumenta o som aí.

A governança corporativa surgiu para reduzir a assimetria informacional, isto é, diminuir a distância entre os níveis de informação, visto que a tendência é que o acionista majoritário tenha muito mais informações estratégicas do que o minoritário.

Dois: tratar de modo equitativo todos os investidores, ou seja, buscar aproximar o tratamento entre acionistas que estariam em situações bem diferentes. Majoritário com o minoritário.

Três: reduzir os custos e o conflito de agência, isto é, fazer com que o agente não se distancie das diretrizes emanadas pelo principal.

Quatro: incentivar a análise das informações da companhia por empresas de auditoria externa, ou seja, a governança incentiva a auditoria independente.

Cinco: aumentar os poderes do Conselho de Administração sobre os altos executivos da sociedade.

Seis: nomear conselheiros não vinculados aos altos executivos, aumentando ou preservando a independência.

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), entidade sem fins lucrativos e principal referência do Brasil para o desenvolvimento de melhores práticas de governança corporativa, a governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

Ainda segundo o instituto, as boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar a geração de valor econômico de longo prazo da organização, facilitando o seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Trazendo esse conceito para o setor público, temos que o referencial do TCU e a Instrução Normativa MP CGU 01 de 2016 trazem conceitos idênticos para a governança no setor público, o qual é definido como um conjunto de mecanismos de lider... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Auditoria - Governança no Setor Público - 12 - Resumão EmÁudio: Governança no Setor Público: SAIBA MAIS