Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Classificação quanto ao impacto na situação patrimonial líquida - (Afetação Patrimonial)
Caro aluno e aluna, vamos então dar continuidade aos estudos sobre as classificações. Neste áudio, vamos estudar sobre a classificação quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, afetação patrimonial. Atenção máxima e som na caixa.
Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação patrimonial líquida em efetiva ou não efetiva. Essa é praticamente a mesma ideia que utilizamos para classificar as receitas em efetivas ou não efetivas. Portanto, aqui nós devemos perguntar o seguinte: houve alteração no patrimônio líquido?
Se a resposta for sim, trata-se de despesa efetiva; se não, trata-se de despesa não efetiva. Pra memorizar, pense assim: a despesa efetiva efetivamente altera o patrimônio líquido. Assim, você também já lembra da despesa não efetiva. Se você sabe o que a despesa efetiva faz, também sabe o que a despesa não efetiva faz.
Ou seja, a despesa não efetiva não altera o patrimônio líquido. Mas como é que pode, professor? A administração pública está realizando uma despesa, dinheiro está saindo da conta, mas o patrimônio líquido permanece inalterado. Que bruxaria é essa? Não é bruxaria, você só precisa conhecer um pouquinho de contabilidade. Deixa eu te explicar como, um exemplo pode ficar mais fácil.
Olha, só imagine que a administração pública possua setenta mil reais em disponibilidades e esteja adquirindo uma máquina no valor de cinquenta mil reais. O dinheiro está saindo da conta da administração, crédito em disponibilidades. Em contrapartida, a máquina está entrando no patrimônio público, débito no ativo imobilizado. Perceba como está acontecendo a simples troca de um ativo por outro. Isso é o que chamamos de fato contábil permutativo. O total, isto é, o patrimônio líquido foi alterado? Não continua sendo de setenta mil reais. Então, trata-se de uma despesa não efetiva.
Ah, entendi, professor. E a despesa efetiva? Ora, a despesa efetiva é o contrário disso que você acabou de escutar. A despesa efetiva, efetivamente reduz o patrimônio líquido. Normalmente, a despesa orçamentária efetiva é despesa corrente, mas nem sempre é assim.