Conhecimentos Pedagógicos EmÁudio: Dos Princípios e Fins da Educação Nacional - Parte Dois
Olá, amiga e amigo concurseiro! Vamos dar continuidade ao tema dos princípios e fins da educação nacional. Tá bom? Então atenção máxima, hein? Vamos lá.
Agora, gente trabalharemos pequenos mapas mentais de cada princípio, tá. E faremos alguns apontamentos quando julgarmos necessário sobre pegadinhas, né? Que as bancas costumam fazer. Vou citar todos os princípios novamente e farei os devidos comentários. Aumenta o som aí.
O primeiro princípio é o da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Esse não tem comentários, então apenas fixa o nome coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
Dois. Consideração com a diversidade étnico-racial. Pessoal, vamos lá.
Sobre esse princípio, preciso chamar muita atenção para uma possível substituição da palavra diversidade, pelo termo identidade ou algum semelhante, pois afirmar consideração com a identidade étnico-racial, dependendo do contexto, poderá significar exatamente o oposto do que quer dizer consideração com a diversidade étnico-racial.
Então, atenção com essa pegadinha viu. O correto é consideração com a diversidade étnico-racial.
Três. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Então, atenção para pegadinhas nesse princípio também. Eembora pareça um erro óbvio, as bancas costumam colocar nas questões gratuidade do ensino público e privado em estabelecimentos oficiais. Então, atenção para este detalhe.
Quatro. Gestão democrática do ensino público na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. Da mesma forma que indicamos no princípio anterior, lembra? Neste também as bancas costumam colocar nas questões o seguinte: gestão democrática do ensino público e privado. Cuidado para não cair nessa por falta de atenção, né?
O correto é gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino.
Cinco. Garantia de padrão de qualidade. Atenção a esse princípio próprio. A própria LDB define a ideia deste princípio, quando expressa em seu artigo 4°, inciso IX, que o Estado possui obrigações com a educação escolar pública que se efetivará mediante a garantia de padrões mínimos de qualidade de ensino definidos, como a variedade e quantidade mínima por aluno de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do pro... Ler mais