Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Origem: Receitas Correntes e Receitas de Capital.
Caro aluno e aluna,
Chegou a hora de explicar aquilo que prometi, a origem. Som na caixa!
A origem é o detalhamento das categorias econômicas, receitas correntes e receitas de capital.
Com vistas a identificar a procedência das receitas no momento em que ingressam nos cofres públicos, ou seja, a origem identifica de onde procedem aquelas receitas.
Dentro da classificação por natureza de receita, primeiro, classificamos por categoria econômica, receitas correntes ou de capital, esse é o primeiro dígito do código. O próximo passo é classificar por origem, esse já é o segundo dígito do nosso código COEDDDDT, lembra?
Tomemos aquele exemplo do MTO sobre o recolhimento pela União do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Primeiro, identificamos que se trata de uma receita corrente, mas ainda não estamos satisfeitos, queremos mais detalhes, queremos saber qual é a procedência dessa receita orçamentária. Então vamos fazer um detalhamento das categorias econômicas. Quem faz isso é justamente a origem, a receita corrente é procedente da origem impostos, taxas e contribuição de melhoria.
Beleza, tô entendendo, professor. Mas que origens são essas? Quais são as origens?
Muito bem, aqui estão elas e preste atenção a essa parte, isso despenca em prova de concurso.
Para as receitas correntes, temos as seguintes origens: impostos, taxas e contribuições de melhorias, contribuições, receita patrimonial, receita agropecuária, receita industrial, receitas de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes.
Já para as receitas de capital tem as seguintes origen... Ler mais