Resumão EmÁudio: Verbos Falsos Cognatos: Querer, Requerer, Haver, Reaver e Prover
Olá, que bom tê-lo aqui comigo para mais um resumão. Desta vez, vamos relembrar os pontos importantes dos verbos falsos cognatos que vimos no decorrer deste módulo.
O verbo querer é irregular, apresentando alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado. Em diversas formas verbais o radical quer transforma-se em quis, como acontece em nós quisemos, eles quiseram, quando eles quiserem, se eu quisesse. A forma conjugada da primeira e da terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo é "quis" terminada em "s" e não "z". Beleza, jovem? Se liga aí na ortografia.
Ah, só mais uma coisa importante: não confunda querido verbo no particípio com o adjetivo. Beleza? Veja só estes exemplos: eu tenho querido, tu tens querido, ele tem querido. Tranquilo, jovem?
Que bom! Agora, preste atenção: considera-se erradamente que a conjugação do verbo requerer é feita como a do verbo querer. Apesar da semelhança que apresentam a conjugação desses dois verbos não é igual em todos os tempos verbais.
Veja a diferença: primeira pessoa do singular do presente do indicativo: eu quero, eu requeiro. Primeira pessoa do... Ler mais