Conhecimentos Pedagógicos EmÁudio: Regulação da Educação Superior
Olá, amigo e amiga! Pronto para mais um áudio? Ótimo! Força aí, pois agora veremos sobre a regulação da Educação Superior. Vamos lá!
O artigo 46 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê que a autorização e o reconhecimento de cursos bem como o credenciamento de instituições de Educação Superior, terão prazos limitados, sendo renovados periodicamente após processo regular de avaliação.
A regulação da Educação Superior, pessoal, nada mais é do que a concessão por parte do poder público de atos autorizativos às instituições de Educação Superior.
Nesse sentido, ocorrem o credenciamento e recredenciamento de instituições e a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos. Estes atos autorizativos são concedidos a partir de avaliações periódicas e terão um período de validade. Vale dizer: prazos limitados.
Acerca da avaliação para a concessão de atos autorizativos devemos saber que o resultado da avaliação poderá ser positivo ou não. Se a instituição ou curso for bem avaliado, o ato autorizativo será concedido; caso contrário, a instituição será submetida a um período para saneamento de deficiências.
O saneamento de deficiências é um compromisso firmado entre a instituição de Educação Superior e o Ministério da Educação para que as deficiências detectadas na avaliação sejam sanadas. No caso de instituição pública, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências.
O artigo 46 da LDB, parágrafo 1º, estabelece que após um prazo para saneamento de deficiências eventualmente identificadas pela avaliação, haverá reavaliação que poderá resultar, conforme o caso, em:
-
desativação de cursos e habilitações;
-
intervenção na instituição;
-
suspensão temporária de prerrogativas da autonomia;
-
descredenciamento.
Bom, para efeito de resolução de questões de prova, o que vocês precisam saber é que em caso de reavaliação insatisfatória poderão ocorrer as sanções expostas no qua... Ler mais