Conhecimentos Pedagógicos EmÁudio: Educação Especial
Salve Caro, aluno e aluna, nosso tema de agora é a Educação Especial. Fique comigo, vamos lá a turma.
A educação especial, que inicia na educação infantil e estende-se ao longo da vida, é definida pela LDB em seu artigo cinquenta e oito caput, como a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Fica comigo aí, oh.
Precisamos ter sempre muito cuidado com os termos que destaquei nos dispositivos supra mencionados, pois as bancas adoram alterá-los, tá? Fiquem espertos. Com isso, haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades da clientela de educação especial.
Em outras palavras, a escola regular contará com atendimento educacional especializado. Que que é isso é o AEE sempre que o atendimento educacional, em função das condições específicas, alunos, não conseguir promover a integração destes nas classes comuns de ensino regular, será feito em classes, escolas ou serviços especializados no contexto da educação especial.
A LDB, em seu artigo quinze e nove, incisos um, a cinco, estabelece que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Vamos lá para atender às suas necessidades um currículos, dois métodos, três técnicas, quatro recursos educativos e cinco organização específicos. Outra terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências, mais uma aceleração para concluir, em menor tempo, o programa escolar para os superdotados.
... Ler mais