Áudio aula | 16 - Valorização dos Profissionais da Educação | Pedagogia | EmÁudio Concursos

Conhecimentos Pedagógicos EmÁudio: Valorização dos Profissionais da Educação



Olá amiga e amigo concurseiro!


Nosso conteúdo de agora é a valorização dos profissionais da educação. Tá bom, aumente o som e vamos lá.


Só a valorização dos profissionais da educação deverá ser promovida pelos sistemas de ensino, os quais deverão assegurar, inclusive, nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público.


Vamos ler juntos, agora, um ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos.


Dois. Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim.


Três. Piso salarial profissional.


Quatro. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação e na avaliação do desempenho.


Cinco. Período reservado a estudos, planejamento e avaliação incluído na carga de trabalho.


Seis. Condições adequadas de trabalho.


Foque nos detalhes nas ênfases que eu dei e cuidado com as palavras que são matéria prima para pegadinhas, como exclusivamente incluído e por aí vai.


Para efeito de aposentadoria especial, vale dizer redução de cinco anos nas idades para adquirir o direito de aposentadoria, nos termos da Constituição Federal, aos professores que comprovem tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação básica. São consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica, em seus diversos níveis e modalidades. Incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico.


Ressalte-se que a experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino. E que a União prestará assistência técnica aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios na elaboração de concursos públicos para provimento de cargos dos profissionais da educação.


Fechando a presente sessão, é importante citar que qualquer cidadão habilitado com a titulação própria poderá exigir a abertura de concurso público de provas e títulos para cargo de docente de instituição pública de ensino que estiver sendo ocupado por professor não concursado, por mais de seis anos.


Com mais um assunto na bagagem, vamos analisar questões, vou ler as afirmativas e você responde se está certa ou errada, ok, vamos lá sobre os profissionais da educação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor.


É correto afirmar que o acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e/ou licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado.


E aí, pessoal, certo ou errado? Está certa nos termos literais do artigo dezesseis e dois b.


Segunda questão, vou ler o artigo dezesseis e um da LDB 9.394/96, que trata dos profissionais da educação, determina que a formação de profissionais de educação, de modo a atender aos objetivos dos níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Pedagogia - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Parte 2 - 16 - Valorização dos Profissionais da Educação: SAIBA MAIS