Conhecimentos Pedagógicos em Áudio: Currículo na Educação Básica
É parte um olá querido, aluno e aluna.
Olha, neste áudio, vamos estudar o currículo na educação básica. Ouvidos bem abertos e vamos começar.
Antes de começar, pessoal, eu preciso fazer apenas uma observação. Tá legal? Para o propósito da nossa aula de hoje.
Podemos entender componentes curriculares como sinônimo de disciplinas. Marcou componentes curriculares como sinônimo de disciplinas, porém, saiba que tecnicamente, esses termos não são sinônimos. Beleza?
Então, vamos começar.
Currículo da educação básica é composto necessariamente de duas partes: a Base Nacional Comum e a parte diversificada.
Dessa feita, o artigo vinte seis, caput da LDB, assevera que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
À luz da LDB, podemos verificar que o currículo da educação básica não é u, afinal, possui uma parte fixa, base comum, e outra variável diversificada.
Quanto à parte diversificada, note os seguintes desdobramentos. Imagine, por exemplo, os currículos da Região Sul e da Região Norte. Sem precisar pensar muito, não será difícil concluir que, sem dúvida, tais currículos são muito diferentes.
Isso porque há características sociais, culturais, econômicas e, consequentemente, dos educandos que diferenciam muito as referidas regiões.
Essa é a intenção da parte diversificada: explorar as peculiaridades de cada cultura, sociedade na qual o educando se insere. Por outro lado, a base comum apresenta outra proposta, que é a de permitir à educação escolar brasileira uma uniformização de conhecimentos básicos, de modo um padrão de igualdade no ensino.
Em outras palavras, embora haja diferenças locais e regionais marcantes em cada sociedade,... Ler mais
É parte um olá querido, aluno e aluna.
Olha, neste áudio, vamos estudar o currículo na educação básica. Ouvidos bem abertos e vamos começar.
Antes de começar, pessoal, eu preciso fazer apenas uma observação. Tá legal? Para o propósito da nossa aula de hoje.
Podemos entender componentes curriculares como sinônimo de disciplinas. Marcou componentes curriculares como sinônimo de disciplinas, porém, saiba que tecnicamente, esses termos não são sinônimos. Beleza?
Então, vamos começar.
Currículo da educação básica é composto necessariamente de duas partes: a Base Nacional Comum e a parte diversificada.
Dessa feita, o artigo vinte seis, caput da LDB, assevera que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
À luz da LDB, podemos verificar que o currículo da educação básica não é u, afinal, possui uma parte fixa, base comum, e outra variável diversificada.
Quanto à parte diversificada, note os seguintes desdobramentos. Imagine, por exemplo, os currículos da Região Sul e da Região Norte. Sem precisar pensar muito, não será difícil concluir que, sem dúvida, tais currículos são muito diferentes.
Isso porque há características sociais, culturais, econômicas e, consequentemente, dos educandos que diferenciam muito as referidas regiões.
Essa é a intenção da parte diversificada: explorar as peculiaridades de cada cultura, sociedade na qual o educando se insere. Por outro lado, a base comum apresenta outra proposta, que é a de permitir à educação escolar brasileira uma uniformização de conhecimentos básicos, de modo um padrão de igualdade no ensino.
Em outras palavras, embora haja diferenças locais e regionais marcantes em cada sociedade,... Ler mais