Conhecimentos Pedagógicos EmÁudio: Educação Básica para a População Rural
Olá, caro estudante, nosso tema de agora é a educação básica para a população rural. Gás total agora, hein pessoal.
Vamos começar. O artigo 28, caput, informa que os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região.
No entanto, pessoal, essa adequação deverá atender especialmente ao que veremos a seguir:
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Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;
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Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;
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Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
O dispositivo supracitado afirma a necessidade de adaptação da educação básica à realidade rural. Isso levará em conta todas as peculiaridades da população rural e contemplará especialmente as informações que acabei de citar.
Peço que memorizem esses 3 pontos e tomem bastante cuidado com o que trata da adequação do calendário escolar, pois as bancas costumam afirmar que o calendário precisa estar alinhado ao do sistema escolar regular urbano — o que não é verdade.
Finalizando esse tópico, cabe mencionar que, para haver o fechamento de escolas quilombolas, indígenas e do campo, a LDB prevê a necessidade de manifestação prévia do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará:
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