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Conhecimentos Pedagógicos em Áudio: Educação Infantil

Olá caro, amigo e amiga. Nosso assunto deste áudio é a educação infantil. Atenção máxima e som na caixa. Vamos lá!

Turma! A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e possui como finalidade o desenvolvimento integral da criança, de modo a contemplar a ação da família e da comunidade. Atualmente, o atendimento da criança na educação infantil dá-se até os cinco anos, porém nem sempre a idade foi essa. Antes de dois mil e treze, a idade que constava na LDB era de seis anos, sabia? Em virtude disso, pessoal, é muito comum as bancas colocarem opções em questões de prova, trazendo disposições antigas das leis, só pra confundir vocês. Tomem muito cuidado com isso.

Para o devido cumprimento da finalidade da educação infantil, esta será ofertada da seguinte maneira entre creches e a pré escola, sendo a creche responsável por crianças de zero a três anos e pré-escola, responsável por crianças de quatro a cinco anos. Memorize o que acabamos de falar. E não haverá dificuldades em acertar questões de prova que cobrem essas informações.

Reforço que não esqueçam que a educação, como dever do Estado, é obrigatória a partir dos quatro anos de idade, ou seja, considerando a educação infantil. A oferta de pré-escola é obrigatória para o Estado. LDB expressa em seu artigo treze e um incisos I aos cinco algumas regras comuns à educação infantil. Vale dizer as creches e pré-escolas.

Vejamos nos tópicos a seguir. Vem comigo:
1. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental dois.
2. Carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuída por um mínimo de duzentos dias de trabalho educacional.
3. Atendimento à criança de no mínimo quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral.
4. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar exigida a frequência mínima de dezesseis do total de horas.
5. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Com relação às regras comuns citadas, temos que ter bastante atenção aos detalhes percebidos em cada inciso. Bom, atentem para os seguintes:

1. Avaliação na educação infantil, porém esta não possui objetivo de promoção, inclusive em se tratando da passagem para o ensino fundamental dois. Há controle de frequência na pré-escola, exigida frequência mínima de dezesseis do total de horas.
2. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas.
3. O mínimo de dias de trabalho educacional será de duzentos dias.
4. O atendimento à criança par... Ler mais

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