Criminologia EmÁudio: Conceito, Cientificidade, Métodos, Objetos e Finalidades da Criminologia
Olá, meu amigo, tudo certo? Agora sim! Hora de colocar a mão na massa! Vamos juntos? Som na caixa então.
Jovem, começaremos nosso papo sobre conceito, cientificidade, métodos, objetos e finalidades da criminologia. Beleza? Bora lá!
Eis um tema extremamente cobrado em todos os concursos públicos em que a criminologia é cobrada no edital. Não é incomum encontrar duas, três ou até mais questões sobre tudo o que trabalharemos nesta aula na mesma prova de concurso público. O problema é que ao ler livros sobre o assunto, você percebe que está diante de tema excessivamente teórico. A forma como costumam expor o tema em livros acaba dificultando a compreensão e forçando o aluno a se limitar em decorar frases e expressões.
A forma como o tema será abordado no nosso curso priorizará a didática e a objetividade para que você entenda todos os tópicos e perceba a maneira como são efetivamente cobrados em concursos públicos sem perder tempo, né? Vamos juntos.
Criminologia pode ser definida como: ciência autônoma, empírica e interdisciplinar, que se preocupa em estudar por meio de métodos biológicos e sociológicos o crime, o criminoso, a vítima e o controle social com o escopo de controle e prevenção da criminalidade, tratando do crime como problema social.
Este conceito é muito cobrado em concursos públicos, tá pessoal, merecendo uma explicação mais detalhada, bem como afastando falsas definições da criminologia, frequentemente lançadas em alternativas erradas, como na verdade armadilhas em questões de concursos públicos. Ouvidos bem abertos para isso, tá?
Jovem, quando falei que a criminologia é uma ciência autônoma, eu quis dizer que a criminologia é entendida como ciência autônoma e independente por possuir função, métodos e objetos próprios. Logo, é incorreto afirmar que a criminologia é um ramo, sub ramo, braço, complemento ou extensão de outro ramo do saber. Por exemplo, vamos lá professor fala pra gente. A criminologia não é um braço do direito penal. Falamos que a criminologia é empírica, por se tratar de todo o conhecimento proveniente da experiência, captado pelo mundo externo físico por meio dos sentidos.
A Criminologia visa chegar a conclusões seguras por meio de casos concretos reais de crimes, observando os detalhes do ocorrido, tais co... Ler mais