Áudio aula | 03 - Cientificidade e Elementos da Criminologia – Parte 01 | Criminologia | EmÁudio Concursos

Criminologia EmÁudio: Cientificidade e Elementos da Criminologia - Parte 01

Fala jovem, Beleza? Bora Continuar nossa conversa sobre a Criminologia? Cola em mim, então.

Hora de falar da Cientificidade. Vamos lá? "Científico que?", Professor? Cientificidade, jovem. Vou explicar. A Criminologia possui status de ciência autônoma, especialmente por contar com função, métodos e objetos próprios. A Científicidade defende que a Criminologia tem o condão de fornecer informações dotadas de confiabilidade e validade sobre o crime. Sabia? Ainda assim, cumpre destacar novamente que em se tratando de uma ciência eminentemente humana e não exata, pessoal, a Criminologia não possui a força de apresentar resultados e conclusões absolutas. De certeza inquestionável, não é mesmo? Ela não é exata.

Apresenta informações fragmentadas, parciais, provisórias. Todavia, por se tratar de ciência empírica, busca alcançar conclusões compatíveis com a realidade. Por fim, muito cuidado então pessoal para não enxergar a Criminologia como uma mera acumuladora de dados ou estatísticas sobre o delito. Mais do que isso, a Criminologia visa avaliar e interpretar o crime em sintonia com a realidade. As informações não são neutras, são parciais, mas não há como negar que contribuem para a compreensão do crime enquanto fenômeno social. Tranquilo até aqui? Beleza.

Bora para os métodos da Criminologia. Presta atenção em mim aqui, tá? 

A escola positivista foi responsável por introduzir a fase científica da Criminologia, generalizando a aplicação do método empírico-experimental, né, na análise do fenômeno criminal. A partir daí, podemos afirmar que a Criminologia utiliza-se dos métodos empírico experimental e indutivo, valendo-se de métodos biológico e sociológico. Calma, não se desespere! Vou traduzir para você.

O método experimental-empírico analisa o universo do ser, baseando-se na análise de casos concretos e na experiência. O método indutivo trabalha com casos concretos, parte de características específicas para, só depois fixar conclusões gerais. Primeiro se conhece a realidade para depois explicá-la. Beleza? Já o método biológico analisa os fatores orgânicos e individuais do ser humano. E o sociológico analisa fatores sociais, tais como costumes, reações coletivas, culturais, opinião pública e etc, né?

Jovem, atenção aqui. Cuidado, tá, para não confundir o método indutivo com o chamado método dedutivo. É diferente, né? ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Criminologia - Conceito, Objetos e Finalidades - 03 - Cientificidade e Elementos da Criminologia – Parte 01: SAIBA MAIS