Criminologia EmÁudio: Resumão sobre Criminologia
Fala jovem! A hora é agora, hora de refrescar a memória. Bora fazer um resumão do que foi estudado ao longo desse módulo? Tá preparado? Som na caixa e cola em mim.
Criminologia pode ser definida como ciência autônoma, empírica e interdisciplinar que se preocupa em estudar por meio de métodos biológicos e sociológicos: o crime, o criminoso, a vítima e o controle social, com o escopo de controle e prevenção da criminalidade tratando do crime como problema social. Esse conceito é mega cobrado nas provas. Tá jovem? Grave ele.
Outro conceito que você precisa ter em mente é o de cientificidade. A Criminologia possui status de ciência autônoma, especialmente por contar com função, métodos e objetos próprios. A Cientificidade defende que a criminologia tem o condão de fornecer informações dotadas de confiabilidade e validade sobre o crime.
Bora para os métodos da criminologia? Presta atenção em mim então, olha lá. A escola positivista foi responsável por introduzir a fase científica da criminologia, generalizando a aplicação do método empírico experimental. Tá? Na análise do fenômeno criminal.
A partir daí, podemos afirmar que a criminologia utiliza-se dos métodos empírico experimental e indutivo, valendo-se de métodos biológico e sociológico. Calma, não se desespere, tá? Como sempre, estamos aqui pra te ajudar. Vou traduzir para você.
O método experimental empírico analisa o universo do ser, baseando-se na análise de casos concretos e na experiência. O Método indutivov trabalha com casos concretos, parte de características específicas para só depois fixar conclusões gerais. Primeiro se conhece a realidade para depois explicá-la. Beleza?
Já o método biológico analisa os fatores orgânicos e individuais do ser humano, E o sociológico analisa fatores sociais, tais como costumes, reações coletivas, culturais, opinião pública, etc.
Jovem, atenção aqui, cuidado tá para não confundir o método indutivo com o chamado método dedutivo. Lembra, né? Vamo... Ler mais