Português EmÁudio: Conversão de Voz Ativa em Passiva Analítica e vice-versa - Parte 2
Olá, tudo bem?
Sem muita enrolação, vamos seguir nossos estudos?
Muito bem, som na caixa!
Os elementos presentes na voz ativa, além dos citados no áudio anterior, serão somados à frase resultante após a conversão, vamos a um exemplo?
Converta para a voz passiva analítica a frase a seguir:
O governador, em caráter emergencial, deverá contratar ainda este ano, devido à alta demanda por atendimento nos diversos órgãos da administração pública, 10 mil novos servidores.
Assustou-se com o tamanho?
Porque, não há razão para pânico.
Acalma esse jovem coração.
Para converter da voz ativa em passiva analítica, necessitamos dos seguintes elementos: sujeito agente (o governador), o verbo principal (sozinho ou na companhia de auxiliares), (deverá contratar) o objeto direto, paciente (10 mil novos servidores), os demais elementos (em caráter emergencial, ainda este ano e devido à alta demanda por atendimento nos diversos órgãos da administração pública), serão somados à frase após concluída a conversão para a voz passiva analítica.
Vamos ao passo a passo.
1 - O objeto direto da voz ativa se converte em sujeito paciente, então o novo sujeito será "10 mil novos servidores".
2 - Já havendo um auxiliar na ativa, este permanece na passiva, com o cuidado de se fazer a devida concordância com o novo sujeito, o primeiro auxiliar presente será a forma "deverão", concordando com o sujeito "dez mil novos servidores".
Até aqui, tudo bem?
Beleza.
3 - Acrescenta-se o verbo auxil... Ler mais