Criminologia EmÁudio: Período da Antiguidade
Bom dia, boa tarde, boa noite! Não importa o horário, gente. É sempre um prazer te ter por aqui. Seja muito bem-vindo, tá bom?
Nesse módulo, estudaremos a história da criminologia, seus fundamentos filosóficos, etapas evolutivas e as escolas criminológicas. Preparado? Vamos lá, então.
A história da criminologia costuma ser estruturada por meio de períodos ou fases distintas. Partindo dessa premissa, o período da antiguidade é marcado pelos grandes pensadores que opinavam e forneciam diversos conceitos sobre assuntos relacionados ao estudo criminológico como os delitos e as respectivas sanções. É importante destacar que diante da ausência de métodos técnicos, tal período está inserido na fase pré-científica da criminologia. Sendo assim, não era reconhecido como ciência. A fase ficou limitada em pensamentos e discussões filosóficas. Jovem, para fins de concursos públicos, importa apenas resumir as ideias dos principais pensadores desse período. Me acompanhe!
Protágoras compreendia a pena como meio de evitar a prática de novas infrações, pelo exemplo que deveria dar a todos os membros de um corpo social. Caráter dissuasório da pena. Além disso, o mencionado filósofo repudiou a aplicação da pena com finalidade de mero castigo, pois defendia o fato de que era impossível ap... Ler mais