Criminologia EmÁudio: Escola Técnico-Jurídica, Nova Defesa Social e o Movimento "Lei e Ordem"
Olá, amigo! Como estão as coisas? Espero que bem. Bora aprender mais um pouco? Força na peruca! Vamos juntos!
Hora de aprender, pessoal, sobre a escola Técnico-Jurídica. Jovem, essa escola teve origem em 1905 como forma de reação à Escola Positivista e tem como principais postulados os seguintes, oh:
- Autossuficiência da criminologia. A criminologia, gente, não deveria se misturar com nenhuma outra ciência: sociologia, filosofia, psicologia, antropologia, etc, tá? Por ser autossuficiente na missão de explicar a criminalidade. Defendem que a criminologia possui autoridade e até mesmo exclusividade para apontar soluções para o problema da criminalidade.
Vamos lá para mais um postulado da Escola Técnico-Jurídica?
- O direito penal deve se limitar ao direito positivo em vigor.
Mais um:
- Crime, como relação jurídica, o delito passa a ser visto como uma relação jurídica, sabe, de cunho social e individual.
Mais um postulado da Escola Técnico-Jurídica:
- Finalidade da pena de prevenção geral e especial. Olha só, a aplicação da pena passa a ser encarada como consequência lógica e reação ao crime, com finalidade de prevenção geral. Incutindo na sociedade, né, a segurança jurídica e o receio da pena. E também especial, dissuadindo e ressocializando o criminoso.
Outro postulado:
- Previsão de aplicação de medida de segurança aos inimputáveis. E, finalmente, resgate do livre arbítrio, retomaram, né, a defesa da ideia de uma responsabilidade moral de delinquente.
Bom, a escola Técnico-Jurídica tem como defensores: Arturo Roco, Manzine, Massari, Datialla, Dicala e Di Conti.
Tranquilidade? Posso continuar? Vamos nessa então.
Jovem, você já ouviu falar na Nova Defesa Social? Vem que eu te explico.
As ideias surgiram durante o Iluminismo, porém o movimento de política criminal denominado de Defesa Social foram cunhadas a... Ler mais