CPC EmÁudio - Situação e Finalidade da Estrutura Conceitual
Olá, concurseiros! Tudo bom com vocês?
Gente, vamos iniciar neste momento mais um conteúdo dentro da contabilidade. Mais especificamente o estudo acerca do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, também conhecido como CPC. Vamos lá.
Seção Principal, 1.1: A estrutura conceitual para relatório financeiro, ou seja, a estrutura conceitual descreve o objetivo do e os conceitos para relatório financeiro para fins gerais. São 3 as finalidades desta estrutura conceitual, tá bom? Que são as seguintes:
A 1ª finalidade é auxiliar o desenvolvimento das normas internacionais de contabilidade (IFRS), para que tenham base em conceitos consistentes. A 2ª finalidade é a de auxiliar os responsáveis pela elaboração, ou seja, os preparadores dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes, quando nenhum pronunciamento se aplica a determinada transação ou outro evento, ou quando o pronunciamento permite uma escolha de política contábil. E por fim, a última finalidade da estrutura conceitual é de auxiliar todas as partes a entender e interpretar os pronunciamentos.
Pessoal, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis ou CPC, considerando o seu objetivo de promover e manter a plena convergência das práticas contábeis adotadas no Brasil às normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB, decidiu desde 2008 adotar a estrutura conceitual para relatório financeiro emitida pelo IASB no desenvolvimento dos pronunciamentos técnicos do CPC. Aí pra você ter uma ideia, a presente estrutura conceitual revisada foi emitida pelo IASB, em março de 2018.
Vamos agora, turma, à Seção Principal, 1.2: Gente, esta estrutura conceitual não é um pronunciamento propriamente dito, tá? Nada contido nesta estrutura conceitual se sobrepõe a qualquer pronunciamento ou qualquer requisito em pro... Ler mais