Áudio aula | 06 - Capítulo 2 – Características qualitativas Fundamentais – Parte 1 | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC EmÁudio: Capítulo 2 – Características qualitativas Fundamentais – Parte 1

E aí gente, voltamos, tá meus caros? Vamos estudar a partir de agora as características qualitativas fundamentais, que são relevância e representação fidedigna.

Começando pela relevância, tá ok! Informações financeiras relevantes são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários, tá? Informações podem ser capazes de fazer diferença em uma decisão, ainda que alguns usuários optem por não tirar vantagem delas ou já tenham conhecimento delas a partir de outras fontes.

Informações financeiras também são capazes de fazer diferença em decisões se tiverem valor preditivo ou valor confirmatório ou ambos. Confere comigo: As informações financeiras têm valor preditivo se podem ser utilizadas como informações em processos empregados pelos usuários para prever resultados futuros, mas não precisam ser previsões ou prognósticos para ter valor preditivo, tá legal?

Informações financeiras com valor preditivo são empregadas por usuários ao fazer suas próprias previsões. Agora, informações financeiras têm valor confirmatório, se fornecem feedback sobre avaliações anteriores, ou seja, confirmam ou alteram essas avaliações. Gente, os valores preditivo e confirmatório das informações financeiras estão inter-relacionados. Informações que possuem valor preditivo frequentemente possuem também valor confirmatório, tá bom? Por exemplo, informações sobre receitas para o ano corrente, que podem ser utilizadas como base para prever receitas em anos futuros, também podem ser comparadas a previsões de receitas para o ano corrente que tenham sido feitas em anos anteriores.

Os resultados dessas comparações podem ajudar o usuário a corrigir e a melhorar os processos que foram utilizados para fazer essas previsões anteriores. Entendeu?

Outro ponto que devemos saber é quanto à materialidade? Como é que é isso aí? Bom, a informação é material se a sua omissão, distorção ou obscuridade puder influenciar, razoavelmente né? As decisões que os principais usuários de relatórios financeiros para fins gerais tomam com base nesses relatórios que fornecem informações financeiras sobre a entidade específica que reporta. Em outras palavras, turma, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade com base na natureza ou magnitude, ou ambas.

Dos itens aos quais as informações se referem no contexto do relatório financeiro da entidade individual. Consequentemente, turma, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para a materialidade ou pré-determinar o que pode ser material em uma situação específica.

Outra característica qualitativa fundamental é a representação fidedigna. Muito bem, relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Vamos lá, concurseiros!

Gente, em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 00 - Situação e Finalidade da Estrutura Conceitual - 06 - Capítulo 2 – Características qualitativas Fundamentais – Parte 1: SAIBA MAIS