CPC EmÁudio: Capítulo Dois - Características Qualitativas Fundamentais - Parte Dois
Olá alunos e alunas! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Gente, retornando ao nosso estudo das características qualitativas de melhoria. Vamos fazer o seguinte, vamos começar este em áudio analisando a tempestividade, tá ok?
Bom, vamos lá!
Tempestividade, gente, significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões. De modo geral, quanto mais antiga a informação, menos útil ela é. Contudo, algumas informações podem continuar a ser tempestivas por muito tempo após o final do período de relatório. Porque, por exemplo, alguns usuários podem precisar identificar e avaliar tendências.
Próxima característica: Compreensibilidade. O que que isso aí?
Pessoal, classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis. Não é mesmo? Alguns fenômenos são inerentemente complexos e pode não ser possível tornar a sua compreensão fácil. Excluir informações sobre esses fenômenos dos relatórios financeiros pode tornar mais fácil a compreensão das informações contidas nesses relatórios financeiros. Contudo, esses relatórios seriam incompletos e, portanto, possivelmente distorcidos.
Os relatórios financeiros são elaborados para usuários que têm conhecimento razoável das atividades comerciais e econômicas e que revisam e analisam as informações de modo diligente. Algumas vezes, mesmo usuários bem informados e diligentes, podem precisar buscar o auxílio de consultor para compreender informações sobre fenômenos econômicos complexos.
Bom, agora que analisamos todas as características, vamos à aplicação destas. As características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas tanto quanto possível. Contudo, as características qualitativas de melhoria, seja individualmente ou como grupo, não podem tornar informações úteis se essas informações forem irrelevantes ou não fornecerem representação fidedigna do que pretendem representar.
A aplicação das características qualitativas de melhoria é um processo interativo que não segue uma ordem prescrita, ok? Algumas vezes, a característica qualitativa de melhoria pode ter de ser diminuída para maximizar outra cara... Ler mais