CPC EmÁudio - Capítulo 5, Processo de Reconhecimento.
E aí pessoal, tudo certo? Tudo bem com vocês? Bom gente, e aí? Preparados para o início de mais 1 capítulo do nosso estudo?
Muito bem, começaremos agora o capítulo 5 do CPC sobre reconhecimento e desreconhecimento.
Iniciando pelo reconhecimento, podemos definir que reconhecimento é o processo de captação para inclusão no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado e na demonstração do resultado abrangente de 1 item que atenda à definição de um dos elementos das demonstrações contábeis. Podendo ser ativo, passivo, patrimônio líquido, receita ou despesa. Tá ok?
Reconhecimento envolve refletir o item em uma dessas demonstrações, seja isoladamente ou em um conjunto com outros itens, em palavras e por meio do valor monetário, e incluir esse valor em um ou mais totais nessa demonstração. O valor pelo qual ativo, passivo ou patrimônio líquido é reconhecido no balanço patrimonial é referido como seu valor contábil.
O balanço patrimonial, demonstração do resultado e a demonstração do resultado abrangente refletem o ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas reconhecidos da entidade em sumários estruturados, que se destinam a tornar as informações financeiras comparáveis e compreensíveis. Uma característica importante das estruturas desses sumários é que os valores reconhecidos, em uma demonstração, estão incluídos nos totais. E, se aplicável, nos subtotais que vinculam os itens reconhecidos na demonstração.
Reconhecimento vincula os elementos, o balanço patrimonial e a demonstração do resultado e também a demonstração do res... Ler mais