Áudio aula | 21 - Capítulo 5 – Critérios de Reconhecimento – Parte 1 | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC EmÁudio: Capítulo 5 – Critérios de Reconhecimento – Parte 1

Salve, salve meus amigos concurseiros! Bom gente, dando continuidade ao nosso estudo, vamos começar agora a falar dos critérios de reconhecimento. Venham comigo.

Gente, somente itens que atendem à definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido devem ser reconhecidos no balanço patrimonial. Ok?

Similarmente, somente itens que atendem à definição de receitas ou despesas devem ser reconhecidos na demonstração do resultado e na demonstração do resultado abrangente. Contudo, meus caros, nem todos os itens que atendem à definição de um desses elementos devem ser reconhecidos, hein? Não reconhecer um item que atenda à definição de um dos elementos torna o balanço patrimonial, a demonstração do resultado e a demonstração do resultado abrangente menos completos e pode excluir informações úteis das demonstrações contábeis.

Por outro lado, em algumas circunstâncias, reconhecer alguns itens que atendem à definição de um dos elementos não forneceria informações úteis. O ativo ou passivo é reconhecido somente se o reconhecimento desse ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes fornece aos usuários das demonstrações contábeis informações que são úteis. Ou seja pessoal, informações relevantes sobre o ativo ou passivo e sobre quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes. E também representação fidedigna do ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes.

Tudo entendido até aqui? Então vamos continuar.

Bom, assim como o custo restringe, outras decisões de relatório financeiro também restringem decisões de reconhecimento. Há um custo para reconhecer um ativo ou passivo, ok? Os responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis incorrem em custos na obtenção da mensuração relevante de ativo ou passivo. Os usuários das demonstrações contábeis também incorrem em custos de análise e interpretação das informações fornecidas. Ou ativo ou passivo devem ser reconhecido se é provável que os benefícios das informações fornecidas aos usuários das demonstrações contábeis pelo reconhecimento justifiquem os custos de fornecer e utilizar essas informações.

Em alguns casos, turma, os custos do reconhecimento podem superar seus benefícios. Sendo assim, não é possível definir precisamente quando o reconhecimento de um ativo ou passivo fornece informações úteis aos usuários das demonstrações contábeis a um custo que não supere seus benefícios. O que é útil aos usuários depende do item e dos fatos e circunstâncias. Consequentemente, é necessário o julgamento ao decidir se deve reconhecer um item e assim os requisitos de reconhecimento podem precisar variar entre os pronunciamentos e dentro destes.

Então, ao tomar decisões sobre o reconhecimento é importante considerar as informações que seriam dadas se o ativo ou passivo não fosse reconhecido. Por exemplo, turma, se nenhum ativo é reconhecido, quando se incorre em gasto, a despesa deve ser reconhecida.

Ao lo... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 00 - Situação e Finalidade da Estrutura Conceitual - 21 - Capítulo 5 – Critérios de Reconhecimento – Parte 1: SAIBA MAIS